CURSO
FORMAÇÃO CONTINUADA
EM
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO - EAD
Tutora: Lidiane de Almeida Pena Silva
Cursista: Maria
Auxiliadora dos Santos
1. TEMA DA PROPOSTA: Consciência Negra -
“Todos Negros”.
2. OBJETIVOS:
- Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
- Desmistificar o
preconceito velado entre as ações do cotidiano
- Provocar
discussões para um posicionamento crítico e reflexivo frente aos problemas
que atingem a população afro-descendente.
- Conhecer os
contrastes físicos, humanos e econômicos do continente africano.
- Socializar as atividades produzidas no blog.
- Produzir um
jornal e socializar as atividades desenvolvidas.
3.
PÚBLICO ALVO:
·
Alunos
do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio
4. MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS:
- TV Pendrive e aparelho de som e Data
Show
- Instrumentos Musicais
- Máquina fotográfica, copiadora e
filmadora
- Textos, Jornais, revistas e
gravuras
- Filmes, Blog e Fotoblog
- Outras ferramentas: (Pawer Point,
Word, Paint,,porta USB)
1° Ano – Produção de slides e vídeos abordando:
- 20 de novembro:
História, cultura afro-brasileira, importância da data, quem foi Zumbi dos
Palmares.
- Pesquisa sobre o
Estatuto da Igualdade Racial.
- África /Brasil
no contexto da escravização (mapas, localizando Angola, Moçambique, Benin).
- Como o negro é
visto na sociedade brasileira.
- Dados
estatísticos (construção de gráficos, taxas de desemprego: sexo e raça).
- Releitura de músicas.
- Produção e
exposição de poemas direcionados para a Consciência Negra.
2º Ano - Organização das
oficinas que abordem questões voltadas para africanidade:
- Oficinas:
- Mosaico
- Decupagem
- Produção de
revistas
- Amostragem de
fotos
3º Ano - Produção de
murais, paródias, livros de receitas e exposição sobra a gastronomia africana,
recital de poesias, dança e desfile:
- Produções de
poemas (“recital”).
- Produção de
slides: continente africano (contrastes).
- Paródias
(elaborar e cantar).
- Gastronomia
africana – exposição de produtos e livro de receitas.
- Danças: Samba de
Roda, Capoeira, Dança afro.
- Desfiles afros (
vestuário, penteados ...).
5. DINÂMICA DA ATIVIDADE
Os
alunos do 1º 2º e 3º ano pesquisarão em livros, revistas, jornais, na internet
entre outros para subsidiar a realização das atividades destinadas a cada
série. As salas serão divididas em grupos e cada grupo será sorteado com um
tema.
Cada
sala se responsabilizará pela produção de um dossiê contendo os textos,
entrevistas, imagens, os recursos utilizados e a bibliografia para a posterior
confecção do jornal no dia previsto para
a culminância do projeto.
Os professores da
área das Ciências Humanas e suas Tecnologias ficarão responsáveis pela
orientação de cada sala de aula. E os professores das outras áreas entrarão
como coadjuvantes do processo. Salientando que os professores da área de
linguagem estarão dando o suporte especial
na produção dos textos e organização final do jornal.
A escola estará
disponibilizando em horários especiais (turno oposto) um monitor, o laboratório
de informática, máquina copiadora, máquina fotográfica, e de filmagem além de outros equipamentos para facilitar a produção do material.
Espera-se que os alunos se apropriem de diversos saberes, como legislação tolerância, direitos humanos, cultura e diversidade. A avaliação deverá acontecer durante todo o processo, de forma continua e diagnóstica com a intenção primordial de rever a prática docente e criar novas possibilidades de aprendizagem.
- ALPHA, I. Soe e outros - Introdução à Cultura Africana.
Lisboa, Edições 70, 1980 .
- BERND, Zilá. A Questão da Negritude. São Paulo: Brasiliense,
1984.
- CARDOSO, Ciro Flamarion. A Afro - América: A escravidão no Novo
Mundo. São Paulo, Brasiliense, 1982.
- FREINET,Celestin.O Jornal Escolar.São Paulo:Estampa,1974.
- FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. 50 ed. Global;
São Paulo 2006.
- LOZZA, Carmem Lucia Pessanha.Jornal na Escola : Superando
limites, ampliando possibilidades. (O GLOBO, Quem lê jornal
sabe mais, 2000).
- Revista
Nova Escola. Vários autores. São Paulo-SP – edição de Nov. 2004 e2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário