UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA
BAHIA – UESB
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA
INSTITUTO ANÍSIO TEIXEIRA – IAT
CURSO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
Tutora: Lidiane de Almeida Pena Silva
Aluna: Maria Auxiliadora dos Santos
PRÁTICAS DE LEITURA/ESCRITA EM SALA DE AULA
Honoralice de
Araújo Mattos Paolinelli (UNINCOR)
Sérgio Roberto Costa (UNINCOR
Sérgio Roberto Costa (UNINCOR
Resenha
O
texto “Práticas de Leitura/e
Escrita em Sala de Aula”, publicado nos Cadernos do CNLF, série VIII nº 09 no
VIII Congresso De Lingüística e Filologia do Instituto de Letras da
Universidade do Estado do Rio de Janeiro 2004,e em várias páginas da internet,
encontra-se dividido em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a
proposta de trabalho com gêneros textuais em sala de aula.
Na introdução os autores estabelecem uma
linha do tempo demonstrando a evolução do trabalho com a língua materna, que
sempre foi normativo e conceitual até a década de 70, passando por algumas
transformações na década de 80 até os
dias atuais inspiradas nas teorias
sociointeracionistas e na teoria da enunciação e do discurso e na
lingüística do texto.Ou seja, o ensino
da língua - antes conceitual e normativo
– passa a ser centrado no uso e no funcionamento da língua enquanto sistema
simbólico, situado num contexto sócio-histórico determinado.
Na
segunda parte – o desenvolvimento – os autores abordam sobre as dificuldades de
se ensinar a ler e a escrever, considerando
a falta de conhecimento dos professores sobre os processos
sócio-cognitivos que envolve os processos da leitura.
Destacam
que a forma idêntica com que a escola trata as os vários tipos de
textos, desconsiderando as suas especificidades e intenções, empobrecem o
trabalho com a leitura e a escrita. Mesmo a partir dos anos 80 com o surgimento
das novas teorias que sustentam a produção textual, as redações escolares
continuaram artificiais, padronizadas, mal seqüenciadas, intraduzíveis e fora
do seu contexto de produção.
A
escola como um autêntico lugar de comunicação deve aproveitar-se de situações do cotidiano escolar para a
produção/recepção de textos.
Segundo os autores, trabalhar com
os vários gêneros textuais na escola oportuniza os alunos a lidar com os
diversos usos da língua em seu dia-a-dia. Afinal, o que se faz linguisticamente
acaba por se constituir em um gênero. Para se interpretar bem um texto é
preciso conhecer o seu gênero. Resta, portanto à escola colocar os alunos em
contato com o maior número de gêneros possível. Quanto mais se lê, e
preferencialmente vários gêneros, mais fácil será entender, interpretar e
também produzir novos escritos. Nesta
perspectiva, o professor deve fornecer aos alunos as condições adequadas de
elaboração com orientações claras precisas e definidas sobre o contexto da
produção textual.
Na última parte do texto os autores
apresentam uma proposta prática de produção escrita para ser aplicada em sala de aula. A partir
de um evento - 1º Festival de Dança - ocorrido na unidade escolar o
professor poderá desenvolver várias atividades de produção textual envolvendo
diversidades de gêneros como a propaganda (divulgação do evento), a notícia (
usando a coluna de um jornal para a divulgação), e o requerimento (documento
utilizado pelos alunos para as solicitações à administração escolar).
Salientaram a necessidade de os alunos serem colocados previamente em contato com o corpus textual de cada
gênero a ser solicitado o que lhe servirá de referência.
Os conceitos e os exemplo práticos de
produção textual em sala de aula
apresentados no texto de Paolinelli e Costa, oferece um rico material
aos professores de língua e a todos os profissionais que atuam na área de
lingüística como também em outras áreas
do conhecimento. É um texto adicional, pois orienta e instrumentaliza com suas
reflexões e exemplos, oferecendo ferramentas e técnicas para o trabalho na sala
de aula.
Daftar Situs Slot Online Deposit Pulsa Tanpa Potongan Paling
ResponderExcluirLink Deposit Pulsa Tanpa Potongan Paling. Link Dafabet Link betway login Deposit Pulsa Tanpa Potongan Paling. Link Dafabet Link Deposit Pulsa 인카지노 Tanpa Potongan Paling. Link Dafabet Link Deposit Pulsa Tanpa Potongan Paling. Link Dafabet Link Deposit Pulsa Tanpa Potongan Paling. Link Dafabet dafabet link Link Deposit Pulsa Tanpa Potongan Paling. Link Dafabet Link Deposit Pulsa Tanpa Potongan Paling. Link Dafabet Link Deposit Pulsa Tanpa Potongan Paling. Link Dafabet Link Deposit Pulsa Tanpa Potongan Paling. Link Dafabet Link Deposit Pulsa Tanpa Potongan Paling. Link