CICLO INTERMEDIÁRIO – 3ª OFERTA
Ficha para Planejamento/Acompanhamento
TV E Vídeo: Desenvolvendo Projetos
audiovisuais
Turma: Lidiane de Almeida Pena Silva
Maria Auxiliadora dos
Santos
Planejamento de trabalho
com vídeo: ILHA DAS FLORES
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Estabelecimento:
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
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Série(s)
a ser(em) trabalhada(s):
Ensino Médio 1º e 2º ano
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Título
do vídeo: Ilha das Flores
TV Escola ( )
Canal Futura ( x ) Outro. Qual? Porta
Curtas - Petrobras
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Ilha das Flores
Gênero Documentário, Experimental
Diretor Jorge
Furtado
Elenco Ciça
Reckziegel
Ano 1989
Duração 13 min
Cor Colorido
Bitola 35mm
País
Brasil
Tipo: Curta-metragem
Sinopse: Considerado
um dos melhores documentários em curta-metragem do cinema brasileiro, o
filme fala sobre a pobreza do povo brasileiro de forma única e irônica,
através da Ilha das Flores, que serve como depósito de comida que a classe
média não consome e banquete para os necessitados.
Palavras-chave: pobreza
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Objetivo(s)
do vídeo:
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Motivação para o vídeo
(sensibilizar a turma para o tema apresentado no vídeo):
Para iniciar a seção com o vídeo, é
importante explicar aos alunos que se trata de um documentário, isto é, de um
filme que pretende discutir e denunciar um problema real usando linguagem
artística e cinematográfica. Além disso, os alunos devem saber que o filme trata
do problema do lixo examinando o funcionamento das sociedades de consumo em
que vivemos.
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Disciplina(s)
e conteúdo(s) a ser(em) trabalhado(s) enfocando a interdisciplinaridade.
História, Geografia e Sociologia:
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Leitura
de imagem e/ou sons (Este momento propicia vários propósitos:
aguçar o olhar do grupo para uma maior exploração e compreensão da cena
texto; Estimular a formação de um telespectador crítico;Levar o grupo a
descrever, refletir e contextualizar as imagens mostradas.)
O
filme deve contribuir para mostra os reais pilares da sociedade atual
(propriedade, plantação, produção, industrialização, venda, dinheiro, lucro),
tais palavras que na pratica gera: subordinação, injustiça, problemas sociais
(fome, desemprego, insegurança), individualismo, egoísmo, consumismo, “valor
material”, poluição em todos os sentidos e como essa realidade se faz
presente na nossa cidade.
Isso
faz lembrar que a capacidade agrícola existente no mundo permite alimentar a
doze bilhões de pessoas, isto é, ao dobro da população mundial. Porém esses
alimentos estão pessimamente distribuídos. Anualmente se utiliza um quarto da
colheita mundial de cereais para alimentar o gado dos países ricos. A
quantidade de milho consumida pela metade dos recintos climatizados para gado
da Califórnia é maior do que todas as necessidades de um país que passa fome
crônica, como o Zâmbia, na África, comprovando a denúncia retratada no filme.
Possíveis questões para debate:
1.
Qual é o caminho do tomate ao longo do vídeo e quais as
pessoas que estiveram envolvidas com o destino dado a ele?
2.
Por que o filme insiste em definir os seres humanos
como mamíferos que se distinguem dos demais por serem dotados de telencéfalo
altamente desenvolvido e polegar opositor?
3.
Por que os seres humanos da Ilha das Flores são
marginalizados? O que pode ser feito para que tenham acesso à alimentação,
saúde e moradia?
4.
O que pode ser feito para reduzir o desperdício de
alimentos em nossa sociedade e fazê-lo chegar àqueles que dele necessitam e
não podem comprá-lo?
5.
Quanto lixo é produzido em nossa cidade? Considere que cada pessoa produz, em
média, 750 gramas de lixo por dia. A partir desse dado (você considera esta
uma boa estimativa do lixo produzido em sua casa? como você pode conferir
esse dado?) e procure avaliar quantas
toneladas por dia é produzida em sua cidade.
6.
Investigue como nossa cidade resolve o problema do
lixo.
7.
Você considera adequada a destinação dada ao lixo em
nossa cidade? O que você sugere para
resolver o problema?
8.
No contexto do filme, considere a frase com que ele
finaliza: “Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há
ninguém que explique e ninguém que não entenda.”
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AVALIAÇÃO
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Pontos
positivos do vídeo:
O documentário Ilha das
Flores , de Jorge Furtado produzido em 1989, é de uma grandeza extraordinária,
apesar de ter sido feito a mais de vinte anos apresenta-se atualíssimo. Faz uma
demonstração da mecânica da sociedade capitalista, acompanhando a trajetória
de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o filme mostra o
processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem nesse processo.
A triste condição de vida dos habitantes da Ilha das Flores deixa qualquer
pessoa perplexa. E expõe uma realidade que acontece em muitos países ( e até
na nossa cidade) - a
desvalorização e exploração do homem pelo homem.
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Pontos
negativos do vídeo:
Não encontrei pontos negativos.
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Fonte: adaptado de “Oficina: Metodologia de Vídeo (TV Escola e
Canal Futura)”
Eu adorei teu blog, Professora Dôra. Como sempre, demostras muita competência como tudo que a senhora faz e realiza na educação. Acredito que a chave de tudo isso é o amor que a senhora cultiva pela educação.
ResponderExcluirAmei os vídeos sobre o analfabeto político e aquele outro sobre a poluição nas ilhas! E que terrivel a situação da poluição no Oceano Pacífico, não é? Amo temas sobre ecologia e política.
O trabalho sobre o sistema solar está perfeito. Os demais são também muito educativos.
Que Deus abençoe. Nota 10. Parabéns.
e as respostas?
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