quarta-feira, 4 de julho de 2012

Proposta trabalhar o Filme ILHA DAS FLORES


                                                 


                           



CICLO INTERMEDIÁRIO – 3ª OFERTA


Ficha para Planejamento/Acompanhamento


TV E Vídeo: Desenvolvendo Projetos audiovisuais

Turma: Lidiane de Almeida Pena Silva



Maria Auxiliadora dos Santos



Planejamento de trabalho com vídeo: ILHA DAS FLORES  
Estabelecimento:
Colégio Modelo Luis  Eduardo Magalhães
Série(s) a ser(em) trabalhada(s):
Ensino Médio 1º e 2º ano
Título do vídeo: Ilha das Flores
 TV Escola  (  ) Canal Futura   ( x ) Outro. Qual?   Porta Curtas - Petrobras

Ilha das Flores  
Gênero Documentário, Experimental
Diretor Jorge Furtado
Ano 1989
Duração 13 min
Cor Colorido
Bitola 35mm
País Brasil
Tipo: Curta-metragem

Sinopse:  Considerado um dos melhores documentários em curta-metragem do cinema brasileiro, o filme fala sobre a pobreza do povo brasileiro de forma única e irônica, através da Ilha das Flores, que serve como depósito de comida que a classe média não consome e banquete para os necessitados.
Palavras-chave: pobreza

Objetivo(s) do vídeo:
  • Entender o sistema capitalista, como sendo um processo excludente, em que muitas pessoas não têm acesso aos direitos básicos da vida.
  • Estabelecer uma relação entre as bases do capitalismo e a situação apresentada pelo filme.
  • Refletir sobre o atual modelo de sociedade.
  • Oferecer  situações para que os alunos possam ler e reler a realidade sob diferentes aspectos e opiniões.
  • Discutir sobre o consumismo e suas conseqüências;
  • Contribuir para uma visão integrada da realidade social, desvendando as interdependências entre a miséria e a política nacional e internacional.
  • Reconhecer formas adequadas (aterro sanitário, usina de compostagem, reutilização ou reciclagem de materiais) ou inadequadas (lixo a céu aberto) de tratamento do lixo.
  • Estabelecer relações entre qualidade de vida humana e condições saudáveis do ambiente.
  • Compreender que a saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde presentes na realidade em que vive, agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva



Motivação para o vídeo (sensibilizar a turma para o tema apresentado no vídeo):
Para iniciar a seção com o vídeo, é importante explicar aos alunos que se trata de um documentário, isto é, de um filme que pretende discutir e denunciar um problema real usando linguagem artística e cinematográfica. Além disso, os alunos devem saber que o filme trata do problema do lixo examinando o funcionamento das sociedades de consumo em que vivemos.


Disciplina(s) e conteúdo(s) a ser(em) trabalhado(s) enfocando a interdisciplinaridade.
História, Geografia  e Sociologia:
  • Questões éticas ambientais e sociais.
  • Discriminação e preconceito.
  • Cidadania – valores morais e éticos.
  • Maio ambiente – valorização da natureza, saúde e educação
  • Capitalismo e as desigualdades sociais.
  • Exclusão social e má distribuição de renda.
  • Mau aproveitamento e desperdício de alimentos.



Leitura de imagem e/ou sons (Este momento propicia vários propósitos: aguçar o olhar do grupo para uma maior exploração e compreensão da cena texto; Estimular a formação de um telespectador crítico;Levar o grupo a descrever, refletir e contextualizar as imagens mostradas.)

O filme deve contribuir para mostra os reais pilares da sociedade atual (propriedade, plantação, produção, industrialização, venda, dinheiro, lucro), tais palavras que na pratica gera: subordinação, injustiça, problemas sociais (fome, desemprego, insegurança), individualismo, egoísmo, consumismo, “valor material”, poluição em todos os sentidos e como essa realidade se faz presente na nossa cidade.
Isso faz lembrar que a capacidade agrícola existente no mundo permite alimentar a doze bilhões de pessoas, isto é, ao dobro da população mundial. Porém esses alimentos estão pessimamente distribuídos. Anualmente se utiliza um quarto da colheita mundial de cereais para alimentar o gado dos países ricos. A quantidade de milho consumida pela metade dos recintos climatizados para gado da Califórnia é maior do que todas as necessidades de um país que passa fome crônica, como o Zâmbia, na África, comprovando a denúncia retratada no filme.                   
Possíveis questões para debate:

1.    Qual é o caminho do tomate ao longo do vídeo e quais as pessoas que estiveram envolvidas com o destino dado a ele?
2.    Por que o filme insiste em definir os seres humanos como mamíferos que se distinguem dos demais por serem dotados de telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor?
3.    Por que os seres humanos da Ilha das Flores são marginalizados? O que pode ser feito para que tenham acesso à alimentação, saúde e moradia?
4.    O que pode ser feito para reduzir o desperdício de alimentos em nossa sociedade e fazê-lo chegar àqueles que dele necessitam e não podem comprá-lo?
5.    Quanto lixo é produzido em nossa  cidade? Considere que cada pessoa produz, em média, 750 gramas de lixo por dia. A partir desse dado (você considera esta uma boa estimativa do lixo produzido em sua casa? como você pode conferir esse dado?)  e procure avaliar quantas toneladas por dia é produzida em sua cidade.
6.    Investigue como nossa cidade resolve o problema do lixo.
7.    Você considera adequada a destinação dada ao lixo em nossa  cidade? O que você sugere para resolver o problema?
8.    No contexto do filme, considere a frase com que ele finaliza: “Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.”
  1. De acordo com a Constituição, quais são os direitos dos moradores da Ilha das flores que estão sendo negligenciados?
  2. Qual é a parcela da população brasileira que vive na miséria?
  3. Quais são os indicadores analisados para avaliar o IDH de uma cidade ou país ? Pesquise sobre o IDH de Alagoinhas nas ultimas duas décadas.
  4. Qual a política atual voltada para a solução de problemas em relação à miséria do provo brasileiro?
  5. Na opinião dos alunos, quais seriam as medidas efetivas que minimizariam essas questões?
  6. Qual o papel da educação nesse processo?

AVALIAÇÃO
Pontos positivos do vídeo:
O documentário Ilha das Flores , de Jorge Furtado produzido em 1989, é de uma grandeza extraordinária, apesar de ter sido feito a mais de vinte anos apresenta-se atualíssimo. Faz uma demonstração da mecânica da sociedade capitalista, acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o filme mostra o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem nesse processo. A triste condição de vida dos habitantes da Ilha das Flores deixa qualquer pessoa perplexa. E expõe uma realidade que acontece em muitos países ( e até na nossa cidade)  - a desvalorização  e exploração do homem  pelo homem.

Pontos negativos do vídeo:
  Não encontrei pontos negativos.
  • Atividades Complementares:
  • Produção de um vídeo demonstrando situações de vida semelhantes à do filme   em nossa cidade.
  • Visita ao aterro sanitário da cidade
  • Entrevista ao secretario de serviços públicos sobre a destinação do lixo na nossa cidade
  • Visitar espaços de aproveitamento do lixo -  da  coleta seletiva na nossa  cidade.
  • Produzir enfeites natalinos utilizando garrafas pets, caixas e outros.
  • Postar no blog da escola  todo o material( entrevistas, textos, fotografias) que foi produzido.





Fonte: adaptado de “Oficina: Metodologia de Vídeo (TV Escola e Canal Futura)”


2 comentários:

  1. Eu adorei teu blog, Professora Dôra. Como sempre, demostras muita competência como tudo que a senhora faz e realiza na educação. Acredito que a chave de tudo isso é o amor que a senhora cultiva pela educação.

    Amei os vídeos sobre o analfabeto político e aquele outro sobre a poluição nas ilhas! E que terrivel a situação da poluição no Oceano Pacífico, não é? Amo temas sobre ecologia e política.

    O trabalho sobre o sistema solar está perfeito. Os demais são também muito educativos.

    Que Deus abençoe. Nota 10. Parabéns.

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